Partes do meu mundo

Encontrar em Horas Mágicas

domingo, 8 de agosto de 2010



Gatos manipulam seus donos com miados, afirma estudo


Se você acha que Jim Davis, criador de Garfield, exagerou ao conceber um gato cínico, dramático e manipulador, estudos agora provam que ele estava coberto de razão. Por conta das manias do gato da pesquisadora de comunicação vocal em mamíferos Karen McComb, da Universidade de Sussex, na Inglaterra, ela iniciou um estudo sobre o assunto, publicado recentemente na revista americana Current Biology .


O animal a acordava todas as manhãs com um ronronar persistente, assim como faziam os gatos de outros conhecidos. McComb começou a pensar em analisar esses truques de manipulação dos bichanos e descobriu que eles sabem sim como modular os sons para alcançar seus objetivos.


Donos de gatos começaram a gravar os sons emitidos pelos seus animais. Os barulhos emitidos quando queriam comida pareciam mais urgentes que os feitos em outras situações, e soavam como um ronronar misturado a um miado. Os participantes apontaram que essa mistura lhes parecia um chamado urgente e desagradável. Segundo a pesquisadora, os sons funcionam como mensagem subliminar que desperta a sensibilidade que seres humanos e outros mamíferos têm de cuidar de suas crias.


A análise das gravações revelou que esse choro misturado ao som normalmente associado à satisfação felina é usado quando querem exigir algo a seus donos. "Percebemos que os gatos aprendem a exagerar dramaticamente quando percebem que obterão respostas mais eficientes dos humanos", afirma McComb. Pois é, não é só ficção, não! Garfield realmente existe.

Esta matéria foi tirada deste site: http://mulher.terra.com.br/interna/0,,OI3884743-EI1377,00.html

2 comentários:

Fiquei super feliz com sua visita!!!
Obrigada!! Volte Sempre!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters